Resenha Crítica: “Linguagem e Escola: Uma perspectiva social” Magda Soares.

patipedagogaam

A linguagem como elemento de libertação e opressão social.

Controle e coerção social ou libertação?

O renomado sociolinguista Marcos Bagno diz que, “a linguagem de todos os elementos de controle e coerção social é o mais complexo e sutil”, e é por meio da sociologia que Magda Soares, a autora do livro “Linguagem e Escola: Uma perspectiva social” nos abrirá os olhos desenredando os pressupostos ideológicos do fracasso das camadas populares na escola.
O livro é divido em oito capítulos onde a autora nos apresenta os seguintes tópicos: 1) Introdução; 2) O fracasso da escola; 3) Deficiência linguística; 4) Diferença não é deficiência; 5) Na escola, a diferença é deficiência; 6) Que pode fazer a escola; 7) Vocabulário crítico e 8) Bibliografia comentada. Em todos os capítulos, apresentando discursos fundamentos nas teorias da sociologia e da sociolinguística, Magda irá nos provar de diversas formas que “a língua excede a gramática”…

Ver o post original 735 mais palavras

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s