Neurocientista diz que ninguém deveria estar na escola às 7h da manhã

ninguém-deveria-estar-na-escola-às-7h-da-manhã

Acordar cedo já não é muito agradável e quando é preciso estudar é pior ainda. A privação de sono tem efeitos nocivos ao organismo e dentre outros problemas, pode resultar em baixa performance escolar, aumento de peso, sintomas depressivos, declínio da atividade física. Nos últimos anos, cientistas vem estudando o cérebro de pessoas que acordam muito cedo para estudar e tem mostrado que um sono de qualidade é fundamental para a aprendizagem, pois consolida memórias e estimula a cognição. Mas o que podemos ver, é que as escolas continuam ignorando estas descobertas ao praticar horários que estão muito aquém da necessidade de sono dos alunos.

Fernando Louzada, neurocientista pós-graduado pela Harvard, defende veemente a mudança do horário de estudo para alunos do período da manhã. Segundo ele, o sono é importante não só para a concretização do aprendizado. O sono e mais individualmente os sonhos permitem a geração de novas ideias, a criatividade e, consequentemente, a capacidade de resolução de problemas. Além disso, estudos prévios mostram que dormir ajuda a formar memórias declarativas, que é toda aquela que conseguimos declarar como nome, datas, fatos, locais e também a memória procedural, ou seja, motora. Se aprendemos a realizar uma tarefa motora de digitação, por exemplo, quando dormimos, o sono melhora o seu desempenho.

Os neurocientistas fizeram um teste propondo um desafio de videogame para voluntários e quando eles não conseguiam passar de certa fase, tiravam um cochilo. Comparado com outro grupo que não dormia, as pessoas que tiravam o cochilo dobravam a chance de sucesso em resolver a tarefa.

As instituições de ensino ignoram a lógica

A lógica que define os horários das instituições é uma lógica que desconsidera todo este conhecimento. A Academia Americana de Pediatria sugere iniciar as aulas depois das 8h30. Já é um grande avanço, mas o que eu tenho proposto é um horário flexível. Ter um núcleo comum que começa às 9h e vai até o 12h e um outro núcleo com horário flexível com atividades como aula de língua, educação física, etc. Então se você entrou às 7h você sai 12h e se você entra as 9h você sai as 14h. O adolescente precisa dormir nove horas em média e durante os dias letivos está dormindo sete e meia.

O argumento daqueles que são contrários é que não adianta começar a aula depois porque o adolescente vai começar a dormir mais tarde. Claro que adianta, porque uma coisa é você precisar dormir às 22h, outra é meia noite. Mostramos em uma pesquisa que independentemente do horário que o jovem tem que acordar para ir para a escola, ele dorme no mesmo horário. “A melhor escola é aquela perto de casa porque é aquela que oferece mais tempo de sono”, diz o neurocientista.

Texto transcrito do site Pensador Anônimo.

Adaptado para o blog Coracaofilosofante.wordpress.com, por Baruch Amanuensis.

Leia mais em :

http://pensadoranonimo.com.br/neurocientista-diz-que-ninguem-deveria-estar-na-escola-as-7h-da-manha/

Anúncios

Um comentário sobre “Neurocientista diz que ninguém deveria estar na escola às 7h da manhã

  1. Seu dotô, sei que não lerá meu comentário, mas mando diretamente para ti e vossa pessoa só é o que é porque estudou sem escolha de horários porque assim não prejudicaria sono ou outra coisa qualquer. Deixe de ser “paia” que essa sua conclusão só serve para lhe convencer de que está exercendo seu trabalho.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s