Aécio Neves e a palavra que não quer ser dita *

Senador Aécio Neves (PSDB-MG) concede entrevista. Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
Senador Aécio Neves (PSDB-MG) concede entrevista.
Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

*Por Matheus Pichonelli

Golpe ou atalho para chegar ao poder é utilizar dinheiro do crime ou da irresponsabilidade fiscal para ganhar votos, disse o senador Aécio Neves (PSDB-MG) nesta quinta-feira 17. Era uma reação à fala de Dilma Rousseff que, na véspera, acusou a oposição de usar a crise política para chegar ao poder. “É a versão moderna do golpe”, disse ela.

Há 24 horas essa “versão moderna” é alvo de um intenso debate semântico. O esforço para ejetar a petista da Presidência, chamado por ela de “golpe”, está previsto na Constituição, argumentam os opositores. Em 1964, o nome era “revolução”.

Hoje não é preciso pegar em armas para render o governante. Basta costurar acordos com quem tem a prerrogativa de afastá-lo do cargo. A estrada para o impeachment passa pelo Congresso. Lá, muitos hoje estão inclinados a mandar a presidenta para casa mas, diferentemente do que supõe o eleitor mais ingênuo, a decisão nada tem a ver com os cambalachos fiscais ou com as suspeitas na Operação Lava Jato. A bronca é por dinheiro e por cargos – e um governo fragilizado é uma porta arreganhada para barganhar cadeiras. O nome disso é “achaque”, e quem ousou pronunciá-lo precisou pegar o boné.

Quando o dinheiro seca, o cinto aperta, e não foi por outro motivo que o vice-presidente, Michel Temer, abandonou a articulação política. Sobrava-lhe lábia, faltava-lhe bala. A costura dos acordos era barrada quando chegava ao Planalto em tempos de esforço fiscal. Isso explica parte da má vontade de deputados e senadores em aprovar as medidas hoje consideradas vitais para a sobrevivência do governo, mas não só.

Leia mais aqui ⏬

https://br.noticias.yahoo.com/blogs/matheus-pichonelli/a%C3%A9cio-neves-e-a-palavra-que-n%C3%A3o-quer-ser-dita-202710166.html 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s